top of page
Buscar

AS ACADEMIAS DE CIÊNCIA

  • Foto do escritor: Adm. Ilmar Polary
    Adm. Ilmar Polary
  • 9 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de out. de 2025

Qual o papel de uma de uma Academia de Ciência? Academia, provém do grego Academia, um bosque de oliveiras e plátanos próximo a Atenas, é o de “Preservar a liberdade e criatividade, essenciais à ciência básica e atender as necessidades da sociedade para o desenvolvimento”. Temos as academias municipais, estaduais, nacionais e global, a exemplo da Academia Sueca de Ciência, que concede a mais alta honraria de reconhecimento científica que é o Prêmio Nobel. E nesse princípio da Ciência, foi fundada a Academia Maranhense de Ciência da Administração - AMCA, que tem como objetivo o estudo, o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, a difusão da Ciência da Administração e o estímulo à ação e ao aperfeiçoamento dos Administradores.

 

Para Aristóteles, filósogo grego (384 - 322 a.C.), “o homem é um sujeito social que, por natureza, precisa pertencer a uma coletividade”. Somos comunitários, gregários, sociais e solidários. O Educador Paulo Freire, descreveu: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. A humildade exprime uma das raras certezas de que ninguém é superior a ninguém”. (Pedagogia do Oprimido. 1. Ed. RJ Editora Paz e Terra, 2013). O desenvovlimento acadêmico do Brasil, dos estudos organizacionais e da Administração deixado pelo Administrador e Professor Ferando Caldas Prestes Motta (EccoS Rev. Cient. SP; n.1, v.5, 2003), são legados virtuosos para a Academia. Nessa relação de pertencimento, que perpassa iniciando com a família, depois pela educação formal, desde a formação básica até aos programas de stricto sensu, visam contribuir com as pessoas, a Ciência e a sociedade.

 

Nesse contexto, registra-se a importância das ações de extensão, da pesquisa acadêmica institucionalizada, e as boas práticas de Administração e Gestão Sustentável integrada com a sociedade. Os encontros, debates e fóruns nacionais e internacionais de Administração são relevante para a conciliação das teorias com as praticas organizacionais que contribuem com a qualidade de vida das pessoas e e o bem estar coletivo. No Maranhão, assim como em todo o Brasil, temos bons exemplos de boas práticas de gestão pública em diversas organizações municipais, estaduais e federais em todas as área de prestação de serviços essenciais e assistência ao cidadão.

 

Nessa relação de pertencimento em prol da Ciência e do bem comum, surgiu a AMCA em 2022, integrada com o Sistema CFA/CRAs (Conselho Federal de Administração e Conselhos Regionais de Administração), a Academia Brasileira de Ciência da Administração – ABCA e demais instituições parceiras. No CRA-MA, o apoio do então Presidente Jaylson Mendonça – membro e Diretor Técnico da AMCA, no CFA, a fala encorajadora do Presidente Adm. Mauro Kreuz, e na ABCA, o incentivo acadêmico do Presidente Prof. Paulo Roberto Motta. Também na solenidade de diplomação na Sede do Palácio Cristo Rei, tivemos o apoio do então Reitor Dr. Natalino Salgado Filho, e fez entrega de diplomas da AMCA, e a presença do Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins, Coordenador Geral do Grupo ABRAS – UFF – Administração Brasileira, parceiro da AMCA.

 

Assim, foi fundada a Academia Maranhense de Ciência da Administração - AMCA, para contribuir com os Administradores, as Instituições de Ensino Superior – IES, e as organizações em que estão as pessoas e para o bem da Ciência e da sociedade.

           “Salve, salve a Academia”.

 

Adm. Ilmar Polary Pereira

Presidente da AMCA

Cadeira nº 2

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Parceira da:

©2024 por AMCA - ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO.

ABCA.JPG
bottom of page